Carta para uma suicida – dia #26 [sobre beleza]

Sobre beleza

*Por Frederico Mattos

A beleza é algo que me fascina. Não a estética apenas, mas a beleza de que como a vida funciona. Testemunho milagres cotidianos no meu trabalho de psicólogo, testemunho pessoas, que podiam ser completamente entregues em sua pequenez se agigantarem diante de seus limites. Isso é lindo.

Quando vejo como a mente opera por caminhos estranhos para encontrar seu ninho, seu aconchego, uma parte de mim se derrete em estado de graça. Como não achar bonito o valor do perdão, o poder do amor, a firmeza da resiliência, o afago da compaixão, os contornos da sabedoria? A virtude é bonita.

Essa beleza precisamos de atenção para enxergar, não é simples e nem óbvia. Só pode ser olhada de frente, participando do processo, pulando para dentro.

Quando uma pessoa enxerga só o lado feito da vida é porque ela não pulou para dentro da beleza, ela vê o que cultiva, o que ela é. Quando você se deixa contagiar pela beleza da vida ela começa a perfurmar, as pessoas se aproximam, querem sertir a fragrância, é irresistível.

Quando você olha o mundo pelos olhos da beleza nada é feio de fato, o que é assimétrico ganha charme, o que é enrrugado ganha vida, o que não se ajusta fica aconchegado. É o olhar interno que faz abrir a beleza das coisas, é você que vê o que pode render de bonito na vida. Não espere que a beleza de for a toque você se você não puder aceitar a beleza estranha que a vida faz escorrer por meio daquilo que é estranho ou feio. A feiúra, é beleza também…
_____

Pergunta [clique aqui]
1. Sobre o suicídio
2. Sobre o sofrimento
3. Sobre a vida
4. Sobre o amor
5. Sobre a família
6. Sobre solidão
7. Sobre relacionamentos amorosos
8. Sobre ser filho
9. Sobre ser mãe
10. Sobre ser pai
11. Sobre a morte
12. Sobre Deus
13. Sobre doenças
14. Sobre dinheiro
15. Sobre desejo
16. Sobre emoções
17. Sobre motivação
18. Sobre estar perdido
19. Sobre alternativas
20. Sobre dever e obrigações
21. Sobre amizades
22. Sobre fé
23. Sobre traumas
24. Sobre remédios psiquiátricos
25. Sobre dependência emocional
26. Sobre beleza
27. Sobre Justiça
28. Sobre merecimento
29. Sobre perdão
30. Sobre recomeço

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana.

Treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Psicologia para todos”

Youtube – SOBRE A VIDA [clique aqui]

Twitter – @fredmattos Instagram http://instagram.com/fredmattos  Snapchat – FREDPSI

Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094