“Eu não consigo mudar”
As duas frases que mais ouço são: “é difícil mudar, né?” e “não consigo mudar!”
Eu sorrio porque reconheço que essas frases são verdadeiras para quem diz, mas honestamente…
NÃO EXISTE NÃO CONSIGO!!!!
Explico! 🙂
Exitem 3 barreiras mentais que nos limitam realizar algo.
Não posso
Não mereço
Não consigo
A ideia de impossibilidade esbarra em questões biológicas e as vezes sociais que dificultam um caminho mais rápido, mas não podemos falar de impossibilidade radical.
O não merecimento é uma ideia fantasma que muitos se debatem por uma vida inteira e que tem muito mais a ver com influências dos pais sobre os filhos. Aquele sentimento de culpa que todos são induzidos a ter por que acham que se comportaram mal e não merecem ganhar presente do Papai Noel.
Mas não consguir é algo impalpável, parece que se fala de uma indisposição interna que tem pouco a ver com real incapacidade.
Quando alguém diz “eu não consigo”, eu imagino que ela está falando de um alienigena que habita seu corpo e que a possui sem que lhe permita agir. Quase como um outro EU que a bloqueia.
Por esse motivo eu digo novamente não existe “eu não consigo”, é mais honesto dizer, eu não quero.
Eu não quero é um não ato voluntário. Eu posso não querer por mil motivos justificáveis ou não, mas ainda assim motivos que estejam no campo de minha vontade.
Mas se é bom para mim a mudança porque eu não iria querer?
Por vários motivos, mas o principal é, você ganha alguma coisa com aquilo que ainda não quer mudar. Traduzindo, você superestima a importância daquilo que quer mudar e acha que é um esforço gigantesco e acha que as pequenas recompensas que tem no cotidiano valem alguma coisa.
Uma mulher que ajuda todo mundo e cuida pouco de si. Vantagem: obtem migalhas de seu sentimento de importância, mas não se torna feliz e capaz de ter prazer real na vida.
Uma rapaz com temperamente explosivo. Vantagem: os outros tem medo de se aproximar e ele não consegue ter uma real intimidade pessoal com ninguém.
Uma moça fica anos sozinha dizendo que está bem com a solidão. Vantagem: não precisa confrontar a si mesma e nem mudar seu jeito de ser ao se isolar dos demais.
Essas pessoas conseguem mudar?
Claro que sim, mas não querem, pois estão apegadas nas pequenas migalhas emocionais. É até um pouco deprimente se admitir esmolando vida por aí, mas quando optamos por permanecer no mesmo lugar é isso que conseguimos, uma vida emocional miserável.
Daqui para frente, então diga com todas as letras EU NÃO QUERO, ao invés de “eu não consigo”, pelo menos assuma que a desgraça está em suas mãos. Já é um bom começo!
_______________
Acho que também vai gostar de ler
O que falar para alguém que está prestes à morrer? – Nota de falecimento de R.