Por que ele é tão imaturo e infantil?
Você já deve ter ouvido algo assim: “adoro ele, mas ele é tão infantil!”
Eu já ouvi isso centenas de vezes. E me questionei se essa teoria de que as mulheres amadurecem antes dos homens é real ou lenda.
O que chamamos de maturidade?
Parece que o senso comum é que um homem maduro é aquele que assume o que faz e sabe o que quer, sem ambiguidades, irresponsabilidades ou incoerências. Quer, quer e se não quer, não quer.
Vamos entender isso tudo.
Pense na forma com que meninos e meninas são educados.
“Menina, feche a perna para sentar!”
“Olha só que bonitinho quando ele mostra o pintinho!”
“Menina, tenha modos!”
“Como ele é danadinho!”
“Menina, aquele garoto parece que gosta de você, veja como ele te provoca!”
“Você gosta mesmo de aborrecer os outros sem razão nenhuma, hein amor do meu coração?”
Notoriamente a menina recebe muitos comandos de repressão e negativas que um menino. Elas são sempre lançadas para seu mundo interior e treinadas para vivenciar suas emoções mais racionais. Os meninos são estimulados a se lançar no mundo como verdadeiros selvagens sem limites.
Um garoto comportado é até mal visto pelos adultos: “aquele menino é tão paradinho, né?”. O contrário ocorre com as meninas: “olha que menina assanhada, parece uma piranhazinha!”
As meninas são educadas para dizer a verdade e agir dentro de normas bem estabelecidas.
Os meninos são educados para se darem bem, e a verdade nem sempre é um valor essencial.
Quando meninas mentem são punidas, os meninos são relevados.
Por que os meninos agiriam diferente quando crescem?
Na fase de seus 25 anos quando se espera que já tenham desenvolvido a capacidade plena de lidar com as responsabilidades percebemos que ela foi sub-desenvolvida.
As mulheres sabem exatamente nomear o que sentem, ainda que não saibam administrar plenamente suas emoções. Os homens não sabem nem reconhecer e muito menos responder pelo que fazem.
Aquelas concessões morais que tiveram durante anos será a mesma que usarão como desculpa para pisar e enganar as mulheres.
Diante de um constrangimento e dilema moral ele agirá como sempre, saindo pela tangente e fazendo o que bem entende, sem pesar as sequelas deixadas para trás.
Qual a solução?
Difícil responder quando ainda vivemos numa sociedade em que os homens estão alienados de seu papel na educação e as muitas mulheres ignoram que são vetores do machismo que criará os próprios monstros que futuramente acabam condenando… É uma questão sistêmica não tão fácil de contornar.
________________________________________________
Artigos relacionados
“Isso nunca aconteceu comigo” – Broxar parte 2 de 2
Guerreiro sábio – Homem do terceiro estágio
Por que os homens querem liberdade?
O ganharao – Homem do primeiro estagio