Minha inspiração na Psicologia – Gaiarsa

Eu não me lembrava até a pouco tempo quem realmente tinha me inspirado a ser psicólogo. Sabia que tinha decidido jovem colocar em ação minha aptidão em ouvir pessoas e dar bons conselhos.

Minha mãe disse que aos 14 anos eu disse que queria se psicólogo. Ela rebateu dizendo que era uma profissão predominantemente feminina. Retruquei dizendo: quero ajudar as pessoas a serem felizes!

Menino pretencioso, né?

Não me lembrava de ter nenhum modelo profissional da psicologia na minha família. Até que me recordei quem havia me inspirado, o mestre José Angelo Gaiarsa.

Ele fazia comentários sobre o comportamento humano, na TV Bandeirantes nas manhãs do programa da Ofélia (ok, estou ficando velho).

E eu ouvia maravilhado, ainda que sem entender, tudo o que aquele senhor de olhos claros dizia para as donas de casa de todo Brasil na década de 80 e 90.

Tive o imenso prazer de conhecê-lo pessoalmente e ser analisado por ele. Gaiarsa desenvolveu um método de análise corporal utilizando gravações em vídeo e fazia perguntas comuns da sua vida.

Depois repassava cena por cena, com detalhes minuciosos de suas expressões faciais e corporais mais profundas. Em menos de 15 minutos de gravação e cerca de 2 horas de análise conjunta ele conseguiu decifrar coisas que nunca teria percebido por conta própria.

Ao término da sessão ele me falou com um sorriso matreiro: “menino, você é genial, mas deixe sua mãe ir embora do seu corpo!”. Mais tarde no coffe-break ele voltou a falar comigo e disse: “somos muito parecidos, você vai entender um segredo que demorei muitos anos para aprender: você tem muito conhecimento e seus olhos podem captar o mundo com uma análise afiada, mas é seu corpo que irá lhe trazer felicidade!”

Minha gratidão a esse genial pensador da Psicologia Brasileira que deixou saudades!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=WoPrcfYslwM]

________________________________________

Outros links relacionados:

Eduardo Galeano, jornalista uruguaio

Caio Fernando Abreu, poeta gaúcho

Rubem Alves, escritor, psicanalista e contista

Drauzio Varella, médico, pesquisador e escritor

Contardo Calligaris, psicanalista e escritor

Gibran Khalil Gibran, poeta árabe

Friedrich Nietzsche, filósofo alemão

Meu pai

Bert Hellinger, terapeuta alemão, criador das Constelações familiares

Alain de Botton, filósofo suiço que popularizou a filosofia

Xico Sá, jornalista pernambucano

David Deida, terapeuta estudioso das dinâmicas sexuais

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço

Nelson Rodrigues, jornalista e contista pernambucano

Patch Adams, médico, ativista social e conhecido por alegrar o ambiente hospitalar

Pablo Neruda, poeta chileno

Clarice Lispector, escritora naturalizada brasileira

Bruce Lee, ator e mestre em artes marciais

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts